Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Como proceder em caso de incêndio? | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Como proceder em caso de incêndio?

Enfisiomed      sexta-feira, 12 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Como proceder em caso de incêndio? 

 

 

Quando se fala em incêndio doméstico, a primeira coisa a ser feita é a evacuação instantânea do local.  

 

Mas, e o incêndio no ambiente de trabalho? Já pensou se você trabalhasse em um prédio com muitas pessoas obstruindo a sua saída? Como fugiria? 

 

Primeiramente, qualquer ambiente deve possuir as medidas básicas de segurança e proteção contra incêndios, como abordado em artigos anteriores. 

 

Entre essas medidas, vale destacar o “plano de emergência”, que é um plano elaborado em conjunto com o corpo de bombeiros que analisa todos os fatores que tenham risco de incêndio dentro de um lugar.

 

A partir daí, já é definida uma estratégia principal de procedimento em casos de eventualidade, que devem ser passadas para todos os funcionários. 

 

Mesmo assim, a brigada de incêndio juntamente com os profissionais da área da segurança no trabalho reforça algumas dicas que podem ajudar nos casos de falta de treinamento com os colaboradores. 

 

Para começar, quando houver o alerta de incêndio em um lugar além de chamar por socorro, o esquema para chegar até a saída deve ser traçado de maneira mental rapidamente. 

 

Antes de abrir qualquer porta, verifique a temperatura do material, o que indicará se há muito fogo do outro lado ou não. 

 

As portas devem ser abertas lentamente, para evitar o risco de troca de gases e ar que em casos mais graves ocasionam explosões. 

 

Outra dica importante é andar abaixado ou até mesmo rastejando pelos ambientes, levando em consideração que o ar quente por ser mais leve sobe mais rápido, ou seja, se acumula em maior intensidade próximo ao teto. 

 

Encontrar alguma espécie de pano úmido nesse momento para usar como um filtro de respiração improvisado pode ajudar no fôlego para uma locomoção mais rápida. 

 

Quando se tratam de prédios, os profissionais aconselham nunca utilizar elevadores. 

 

Nas escadas deve se evitar ao máximo o tumulto e sempre se orientar pelas luzes e sinalizações de emergência. 

 

Enfisiomed – Medicina e Segurança Ocupacional é especialista em treinamentos de segurança! Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas! 

Comentários