Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
A importância de se usar equipamento de proteção individual | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

A importância de se usar equipamento de proteção individual

Enfisiomed      quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos


A importância de se usar equipamento de proteção individual

O equipamento de proteção individual (EPI) é destinado à proteção do trabalhador perante os riscos das atividades que exerce. O uso é exclusivo e individual, como o nome já diz.

Durante os processos laborais, o trabalhador se envolve com diversas máquinas, ferramentas e condições insalubres. O EPI tem a função de proteger e reduzir ao máximo possível os danos à saúde.

Mas não é apenas este o motivo da importância do uso de equipamentos de proteção, pois tanto a empresa quanto o empregado têm suas obrigações referentes a eles.

Para a empresa

Segundo a Lei 6514 de dezembro de 1977, no artigo 166, seção VI, fica como obrigatório por parte da empresa, o fornecimento de equipamentos de proteção em perfeitas condições − e gratuitamente.

Ou seja, por lei, a empresa tem a obrigação de fornecer e, uma vez que ela se negue a tal ato, está sujeita a sanções jurídicas, que podem ser aplicadas até que tudo esteja regularizado. Isso inclui o uso de equipamentos sem o certificado de aprovação.

Normalmente, quando um profissional se acidenta, a empresa é responsável, mas fica resguardada de levar a culpa por tal acontecimento. No entanto, quando ela se nega a fornecer os equipamentos, ela se torna a principal culpada pelo incidente e pode ser severamente punida.

Cabe à empresa fazer cumprir as leis e normas de segurança e medicina do trabalho, além de adotar medidas que evitem acidentes de trabalho e doença ocupacional.

Para funcionários

A manutenção da sua saúde e sua segurança e a prevenção contra riscos e acidentes durante a atividade laboral.

A mesma lei 6514/77 regulamenta que os empregados devem sempre observar as instruções de segurança e colaborar com a empresa na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, sendo considerada atitude indevida a recusa pelo uso de proteção individual injustificada, levando à sanção de demissão por justa causa.

O EPI é fundamental para que o empregado tenha menos agravos à saúde e, por isso, é obrigatório como modo de preservar a vida do trabalhador para que este possa continuar tendo uma vida com qualidade.

Não deixe de curtir e comentar e, sobre quaisquer outras dúvidas, entre em contato conosco.

A Enfisiomed atua com prestação de serviços relacionados à medicina e segurança do trabalho, executando todos os documentos exigidos pelo ministério do trabalho, principalmente: PPRA, PCMSO, realização de exames ocupacionais e treinamento em segurança do trabalho.

 

Comentários