A Importância de um Bom Clima Organizacional
Enfisiomed quinta-feira, 25 de abril de 2019
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A Importância de um Bom Clima Organizacional
O clima organizacional diz respeito a uma série de fatores mensuráveis, no ambiente de trabalho, que são capazes de caracterizar o ambiente percebido pelas pessoas.
O clima organizacional está diretamente ligado a satisfação das pessoas que trabalham no local, sendo levado em conta: a valorização profissional e pessoal, gestão de pessoas, modelos de gestão, comunicação e valores de identificação com a empresa.
As pessoas têm níveis diferentes de necessidades, e isso pode motivá-las ou desmotivá-las, tudo vai depender de como a gestão da empresa encara o assunto.
Porque desenvolver um bom clima organizacional
Existem vários estudos, dentro das empresas, mostrando que as pessoas motivadas e satisfeitas com o trabalho rendem mais, ajudam mais e dão menos prejuízo para empresa.
Da mesma forma, uma pessoa desmotivada dá prejuízos, rende menos, pode desmotivar toda a equipe e colocar, ainda, a sua própria vida em risco pela falta de atenção.
Em questões de segurança do trabalho, isso é um risco crítico para empresa. Ter profissionais desmotivados pode causar muito mais acidentes que o comum e custar mais para empresa.
Como ter um bom clima organizacional
As pessoas precisam se sentir motivadas para darem o melhor de si e, como gestor, muitas vezes é difícil saber o que a equipe precisa para motivá-la adequadamente.
Aqui vão algumas dicas de como melhorar o clima da empresa:
1. Faça uma pesquisa de satisfação para saber o que as pessoas querem e o que precisam. Obviamente, não é possível cumprir todas exigências, mas, aquelas que são de comum acordo para todos são uma maneira de começar.
2. Promova palestras e treinamentos para desenvolvimento. O empregado sentirá que a empresa investe nele e isso pode ser um ponto positivo para motivação.
3. Aprenda a reconhecer os esforços dos empregados e, quando precisar chamar atenção, lembre-se sempre de ser positivo. Chame
a atenção para o que ele pode melhorar e não em como ele atrapalhou a equipe com seus erros.
4. Dê oportunidades de crescimento! Muitas pessoas, após alguns anos de empresa, se sentem desmotivados pois falta oportunidade para crescimento e começam a trabalhar desleixadamente.
Você conseguiu perceber em como um clima organizacional favorável ajuda a diminuir acidentes de trabalhos? Funcionários motivados ajudam a motivar os demais, sempre gostam de dar o melhor de si, prestam mais atenção em seus serviços e rendem mais. Apenas pontos positivos.
Vamos adotar tal método?
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