Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
A importância do setor de Segurança do Trabalho | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

A importância do setor de Segurança do Trabalho

Enfisiomed      terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos


A importância do setor de  Segurança do Trabalho

Há alguns termos que podem até ser conhecidos, mas cujos conceitos não conhecemos bem. Principalmente no âmbito empresarial, existem várias coisas que a empresa precisa saber previamente para que não seja penalizada por falta de informações.

Você já conhece sobre a segurança do trabalho e por que ela é importante?

A segurança de trabalho é o conjunto de técnicas e conhecimentos que têm o intuito de proteger e assegurar a saúde do trabalhador no local do trabalho. O objetivo é não apenas evitar tragédias e acidentes, mas também doenças ocupacionais.

O profissional de segurança de trabalho

O profissional de segurança de trabalho tem como responsabilidade investigar, analisar e recomendar ações que auxiliem nas medidas preventivas e controle de acidentes dentro da empresa.

Ele ainda tem o desafio de lidar com a conscientização dos demais funcionários para que sigam as orientações das medidas preventivas, seja de equipamentos de segurança ou de áreas de riscos.

SESMT e a segurança do trabalho

Atualmente, a segurança do trabalho é regulamentada como Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT) pelo Ministério de Trabalho, através da Norma Regulamentadora 4.

A cada atividade realizada na empresa existe um grau de risco que precisa da quantidade de trabalhadores para definir qual e quantos destes são necessários.

Profissionais do SESMT

  • Médico do trabalho;
  • Técnico de segurança do trabalho;
  • Engenheiro de segurança do trabalho;
  • Enfermeiro do trabalho;
  • Auxiliar de enfermagem.

Dependendo do grau de risco e do número de empregados, algumas empresas precisam de apenas um responsável pela segurança do trabalho.

A Enfisiomed atua com prestação de serviços relacionados à medicina e segurança do trabalho, executando todos os documentos exigidos pelo ministério do trabalho, principalmente: PPRA, PCMSO, realização de exames ocupacionais e treinamento em segurança do trabalho.

Ainda tem alguma dúvida ou quer saber mais sobre assuntos relacionados à área de medicina e segurança da sua empresa? Entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

Comentários