Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
A saúde do trabalhador rural | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

A saúde do trabalhador rural

Enfisiomed      quinta-feira, 27 de junho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

A saúde do trabalhador rural 

 

 

Os serviços no mercado de trabalho urbano estão a cada dia mais agitados e acelerados, aumentando suas escalas e expandindo.  

 

Com essa movimentação, o esforço dos seus funcionários automaticamente precisa ser dobrado, o que ocasionalmente poderá ser responsável por diversas complicações na saúde física e mental destas pessoas.

 

E no mundo agrário, você sabe como acontece?  

 

Na indústria rural não é diferente. O comércio de agronegócios, no Brasil, é responsável por mais de 20% do seu Produto Interno Bruto (PIB), sendo um forte participante na economia do país. 

 

Por ser um empreendimento tão amplo e antigo, o número de colaboradores é proporcionalmente grande. 

 

Este setor possui diversos tipos de agentes nocivos ativos, que são de risco à saúde ou até mesmo agravantes de problemas já existentes. 

 

As maiores incidências de casos ocorrem devido à grande exposição ao sol, que é responsável por parte significativa dos problemas de pele, em casos mais graves se transformando em cânceres de pele e de igual modo inúmeros problemas de visão. 

 

Outra parte destes riscos são decorridos em razão do manejo de grandes máquinas agrícolas, que em muitas vezes são usadas pelos trabalhadores sem nenhuma espécie de treinamento ou orientação dos seus contratantes. 

 

Órgãos da saúde apontam também que pelo menos 1/3 dos trabalhadores rurais irão desenvolver complicações respiratórias causadas pela presença contínua de atividades em lugares com poeira e componentes químicos presentes em agrotóxicos. 

 

Se tratando de uma área onde os índices de faixa etária são maiores entre 40 e 70 anos (entre funcionários que não trabalham como autônomos), a saúde é uma questão muito mais delicada e que pede uma atenção maior. 

 

O governo brasileiro mantém vários incentivos para acolher os trabalhadores desse setor, inclusive para os autônomos e por isso estabeleceu as normas regulamentadoras rurais (NRRs), que em seus principais tópicos possuem conteúdos voltados para a saúde e melhora na qualidade do serviço prestado.

 

Enfisiomed – Medicina e Segurança do Trabalho é especializada em saúde ocupacional e possui os profissionais mais qualificados para lhe atender. Encontre-nos, também, nas nossas redes sociais! 

 

Comentários