Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Aposentadoria especial | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Aposentadoria especial

Enfisiomed      sexta-feira, 10 de maio de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Aposentadoria especial

Quem não pensa em se aposentar? Ainda mais nos dias de hoje, com temas tão discutidos em relação as mudanças da previdência social.

A Aposentadoria Especial é o benefício para profissionais que exercem atividades laborais que apresentem riscos à saúde. Ela permite que homens e mulheres se aposentem com 25 anos atividades na função.

Esses riscos, existentes no local de trabalho, devem ser apresentados pelo Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCA).

O LTCA é um documento estabelecido e adotado pelo INSS para comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou integridade física do trabalhador, para fins da aposentadoria especial.

Em outras palavras, trabalhar em um ambiente que possua a exposição a vírus, fungos e bactérias de forma habitual e diária pode causar danos à saúde. Assim como quando o ambiente de trabalho também coloca as pessoas em contato com produtos químicos específicos ou expõe demais ao calor, frio, radiação, trepidação ou ruído.

A aposentadoria especial não priva o aposentado de trabalhar, mas, ele não pode mais voltar a trabalhar na área em que foi aposentado.

Ainda é permitido ao trabalhador que trabalhou em atividade especial, mas, não completou o tempo mínimo para aposentar, converter seu período especial em comum, o que fará com que seu ano de serviço tenha contagem diferenciada.

Porém, para ter aposentadoria especial é necessário ter 25 anos completos na função em questão, não tendo idade mínima para aposentar, tudo depende exclusivamente em completar o tempo exigido no cargo (ou área).

E aí? Pronto para aposentar? Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

 

 

Comentários