Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
As doenças psicossomáticas | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

As doenças psicossomáticas

Enfisiomed      quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

As doenças psicossomáticas

 

 

O estresse e cansaço mental, gerados no trabalho, têm o poder de acarretar diversas consequências na saúde do trabalhador, inclusive doenças.

Quer saber como isso pode acontecer? Continue lendo!

A mente humana é responsável por administrar todos os acontecimentos dentro do nosso corpo.

Por ser a parte mais influente dentro do organismo, é capaz de definir se teremos uma boa saúde ou se iremos desenvolver alguma espécie de problema.

Chamadas de “doenças psicossomáticas”, ficaram conhecidas após diversos estudos de Freud e Josef Breuer, pais da psicanálise.

A partir dessas pesquisas, foi relatado que existem doenças que não estão localizadas no corpo, sendo doenças psíquicas, diferentes dos transtornos mentais.

As doenças psicossomáticas podem ter os mesmos indícios que as doenças que ocorrem no organismo têm, podendo gerar dores de cabeça, mal-estar frequente, enjoos, visão embaçada, entre outros.

Você pode, agora mesmo, estar se questionando acerca da diferença entre uma doença psicossomática e uma “doença comum”. Pois bem, precisamos levar em consideração, aqui, que a psicossomática não terá nenhum tipo de diagnóstico e nenhum tratamento efetivo.

Os profissionais da saúde, em sua maioria, informam para os pacientes sem grandes pormenores que todos os sintomas são devido a “questões emocionais” ou “estresse”.

O que geralmente pode inibir o entendimento do que de fato é a doença e que o estado mental pode sim comandar a ação de transtornos físicos.

No primeiro momento, é imprescindível um check-up completo feito por um médico para eliminar a hipótese de qualquer problema biológico ou físico.

Após essa bateria de exames ter sido inconclusiva, a dica é procurar um profissional da psicologia.

O profissional, mesmo não atuando nesse segmento de caso, poderá encaminhar o paciente para o psicólogo certo, normalmente para psicanalistas.

Com isso, será feito um estudo psíquico aprofundado para entender as possíveis causas e origem dos sintomas para compreender o melhor método de intervenção.

Quer acompanhar mais assuntos como esse? Siga-nos em nossas redes sociais! Deixe também seu comentário!

Comentários