Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Dias das Mães | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Dias das Mães

Enfisiomed      quinta-feira, 9 de maio de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Dias das Mães 

As mulheres estão, cada dia mais, conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Assim, com foco voltado para essas grandes profissionais, é de suma importância que as empresas saibam como proceder nas diversas mudanças de benefícios e leis sobre a licença-maternidade. 

A licença-maternidade é um benefício à gestante que tem vínculo empregatício registrado na previdência social – INSS. A Constituição prevê de quatro a seis meses de licença para mulheres que deram à luz ou adotaram. É destinada à recuperação e cuidados do bebê (ou da criança adotada). 

Os direitos que a mulher tem, durante o afastamento, são: 

  • Não pode ser demitida sem justa causa; 
  • Possui estabilidade temporária, a partir da confirmação da gravidez, até 5 meses após o nascimento do bebê; 
  • Tem direito ao afastamento de 4 a 6 meses, sem alterações salariais; 
  • Deve ser mudada de cargo, ou realojada de ambiente de trabalho, caso haja condições insalubres; 
  • Possui repouso remunerado de duas semanas quando houver aborto não criminoso; 
  • Direito de retornar às atividades anteriormente exercidas sem alterações empregatícias ou descontos; 
  • Até o sexto mês após o parto, a mãe tem direito a duas pausas de 30 minutos cada durante o expediente, para amamentar o bebê (não alterando os horários de almoço). 

Alterações na lei de licença-maternidade 

No dia 4 de abril do ano passado, foi aprovada a proposta de lei que altera a licença-maternidade de 4 para 6 meses para as trabalhadoras de empresas privadas. 

, também, a licença-maternidade em dobro, no caso de filho com deficiência ou com necessidade especial, com previsão de compartilhamento, por até a metade do prazo, com o cônjuge ou companheiro, de forma alternada. O período de 6 meses já é usufruído pelas servidoras públicas e está em análise na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Outras mudanças, previstas no cenário da legislação brasileira, dizem respeito aos benefícios tributários, que as empresas terão, no ato de contratação de mulheres que têm filhos até 14 anos. O Projeto de Lei 645/19 prevê alguns benefícios, o principal é a redução de 50% de contribuição previdenciária sobre o salário das mães com filhos de até 14 anos. Você pode ler o texto íntegra aqui 

A lei foi apresentada em fevereiro deste ano e ainda está para aprovação no Congresso. Tem como objetivo diminuição de desigualdade de gênero e o incentivo de contratação de mães de crianças pequenas. 

Ficou com mais alguma dúvida? Entre contato com a gente! Estamos prontos para atender você e dar todas as informações para seu negócio no que diz respeito à Previdência Social. 

 

Comentários