Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Ergonomia no trabalho | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Ergonomia no trabalho

Enfisiomed      terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Ergonomia no trabalho 

 

 

As normas regulamentadoras visam sempre proteger a vida e saúde do trabalhador, e a NR 17 trata sobre a ergonomia no trabalho. Você sabe o que é isso? Então, vamos lhe explicar. 

 

Esse conceito que diz respeito à relação do homem com as máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, cognição e layout com o objetivo de melhorar a segurança, satisfação e bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. 

 

Em um contexto geral, a norma 17 visa estabelecer parâmetros e medidas para adaptação das condições de trabalho dentro das características psicofisiológicas dos trabalhadores, para proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. 

 

Ela estabelece que é obrigação do empregador avaliar as especificações do local de trabalho e das atividades exercidas e que as pessoas devem ser designadas às funções conforme suas condições. 

 

Além disso, todas as vezes que necessário, o empregador deverá realizar a análise ergométrica do trabalho. As avaliações incluem aspectos relacionados ao: 

 

  • levantamento, 
  • transporte e descarga de materiais, 
  • ao mobiliário, 
  • equipamentos, 
  • condições ambientais do posto de trabalho; 
  • organização do trabalho. 

 

Esse é um processo extremamente importante, pois, as mais comuns doenças do trabalho acontecem a partir da exposição do trabalhador aos riscos inerentes à atividade e ao local do trabalho. 

 

A falta de preocupação com o estado psicofisiológica do trabalhador pode resultar em rotinas cheias de estresse e esgotamento emocional, levando a uma baixa produção e rentabilidade dos funcionários.

 

Para se aplicar as normas de ergonomia em um local de trabalho, o empregador pode, primeiramente, planejar o processo, ensinar seus empregados a implementação do programa ergonômico para o local especificado, e, caso não saiba, ele pode contar especificamente com os profissionais de segurança do trabalho que visam sempre o bem-estar e segurança dos trabalhadores. 


Você também pode contar conosco. Com trabalho voltado para segurança e medicina do trabalho, a Enfisiomed está apta para ajudar você seus funcionários. Entre em contato conosco. 

Comentários