Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Mapeamento de riscos: dicas para tomar as melhores decisões | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Mapeamento de riscos: dicas para tomar as melhores decisões

Enfisiomed      segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos


 

Mapeamento de riscos: dicas para tomar as melhores decisões

As Doenças Ocupacionais são motivos de preocupação para os empregadores, já que impactam diretamente nos negócios. Trabalhadores doentes produzem menos, faltam mais e demandam mais gastos com tratamentos. Veja como minimizar esses problemas com o mapeamento de riscos.

Mapa de Riscos de Acidentes do Trabalho

O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O mapa de riscos é elaborado pela CIPA, segundo a NR-5, item 5-16, alínea "o" (por determinação da Portaria nº 25 de 29/12/94) ouvidos os trabalhadores de todos os setores do estabelecimento e com a colaboração do SESMT, quando houver. É considerada indispensável, portanto, a participação das pessoas expostas ao risco no dia-a-dia.

O mapeamento deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA. Com essa reciclagem, cada vez mais trabalhadores aprendem a identificar e a registrar graficamente os focos de acidentes nas empresas, contribuindo para eliminá-los ou controlá-los. A obrigatoriedade do mapeamento de riscos ambientais se encontra em pleno vigor. A realização do mapa é informada formalmente ao empregador por meio da cópia da ata da respectiva reunião da CIPA. Após 30 dias ele deverá dizer se cabe a adoção das medidas sugeridas pela CIPA para eliminar os focos de risco. Os prazos para a adoção das medidas são negociados entre as CIPAs e as empresas.

 

A Enfisiomed – Medicina e Segurança do Trabalho em BH e região, oferece assessoria completa em segurança e medicina do trabalho com programas específicos para a aplicação de Normas Regulamentadoras (NRs). Saiba mais!

 

Fonte: CIPA

 

Comentários