Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Riscos do trabalho noturno | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Riscos do trabalho noturno

Enfisiomed      terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Riscos do trabalho noturno

 

 

A cada dia, podemos ver que o mercado comercial tem funcionado em grande escala, exigindo que existam sempre mais turnos noturnos.

Mas, trabalhar de noite está entre os serviços de risco, mesmo a função não demandando nenhuma atividade perigosa. Quer saber mais? Acompanhe este artigo!

O trabalho noturno, nos centros urbanos compreendido entre 22h e 5h, aparentemente, não tem nenhuma reação no corpo físico já que é apenas o mesmo serviço em um horário diferente, certo? Errado.

O organismo possui o chamado “relógio biológico” que é responsável por compreender os horários do nosso corpo, como o horário de realizar as tarefas e o horário reservado para o sono e descanso.

Quando algum funcionário troca seu turno repentinamente, há uma “desconfiguração” de seu relógio interno, alterando assim todo um funcionamento programado.

Tendo diferentes reações em cada colaborador, os efeitos, em geral, têm como consequência o cansaço, a falta de atenção, memória fraca, raciocínio lento, entre outros.

Além disso tudo, o início dessa transição de horários pode resultar em semanas de sono desregulado.

Nesse caso, os trabalhadores, até se acostumarem, podem não conseguir dormir durante o período diurno, que seria o seu novo horário de descanso. Em contra partida, estão expostos a ficarem extremamente sonolentos em jornada de trabalho.

O próprio Ministério do Trabalho compreende o risco ao bem-estar dos colaboradores que atendem à demanda da noite e, por isso, definiu um abono no salário dessas pessoas.

Considerando que uma hora de trabalho corresponde 60 minutos, no turno da noite essa hora é considerada como 52 minutos e 30 segundos.

O adicional noturno é uma taxa de 20% a mais em cima da hora de serviço, na tentativa de trazer uma segurança maior para os colaboradores.

Se tratando do trabalho noturno rural, há duas divisões: pecuária e lavoura. Na pecuária, esse período é compreendido das 20h às 16h e já na lavoura das 21h às 5h.

No meio rural, a hora é considerada normalmente como 60 minutos, mas a sua taxa adicional é de 25%.

Se interessou por esse assunto? Fale com a gente!

Comentários