Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Riscos no serviço dos mineradores | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Riscos no serviço dos mineradores

Enfisiomed      quinta-feira, 20 de junho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Riscos no serviço dos mineradores  

 

 

 

Trabalha com mineração? Conhece alguém do meio? Então, esse artigo é especialmente para você! Hoje, vamos falar um pouco sobre todos os riscos a que s mineradores estão sujeitos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco! 

 

Primeiramente, sabemos que o trabalho de mineração, no Brasil, desde a colonização, é muito vastos e hoje faz parte dos investimentos mais lucrativos das empresas de grande porte.  

 

Por se tratar de uma atividade de altíssimo risco há sempre uma preocupação extra, por parte das entidades de segurança do trabalho, e mesmo assim os índices de acidentes medidos pelas mesmas instituições são sempre alarmantes. 

 

Apesar disso, a mídia quase não divulga informações sobre esses ocorridos, visto que a maior parte deles foi gerado por negligências de segurança das próprias empresas. 

 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou em uma das suas pesquisas que 11% das companhias ainda submetem seus empregados a condições desumanas, como uso de velas para iluminação dentro das minas ou uso das mãos para escavação. 

 

Devido ao longo processo de análise ambiental, burocracia fiscal e licenciamento as mineradoras burlam as normas definidas, iniciando a abertura das empreitadas sem nenhum registro ou autorização legal.  

 

A negligência é total com a preparação estrutural das minas, com os equipamentos de proteção individual (EPI) e também com os equipamentos de proteção coletiva (EPC). 

 

Por não haver registro dessas obras garimpeiras, a atuação das entidades de proteção ao trabalhador e órgãos de segurança ambiental é dificultada e só sendo eficaz através de denúncias. 

 

Todavia, os trabalhadores contratados por empresas que seguem as exigências da legislação não estão excluídos dos riscos da atividade. 

 

A exposição à poeira, estilhaços de minérios, contato com agentes químicos responsáveis pelo processo de degradação e manuseio de maquinários pesados em grande escala são totalmente prejudiciais à saúde.  

 

Muitos garimpeiros que já possuem uma instabilidade mental ou emocional por estarem sempre em ambientes fechados e abafados podem desenvolver em seus anos de profissão depressão, síndromes de pânico e diversas fobias.

 

Por essa razão a vigilância no serviço minerador é sempre reforçado de maneira incisiva, sendo um destaque entre as instituições de medicina e segurança no trabalho. 

 

Não deixe de comentar sua opinião sobre esse artigo! Entre em contato conosco para mais informações sobre esse assunto. 

Comentários