Warning: Class 'Google_Service' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Service_Resource' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Model' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21

Warning: Class 'Google_Collection' not found in /srv/office/vendor/google/apiclient-services/autoload.php on line 21
Você sabe o que é periculosidade? | Enfisiomed Medicina e Segurança Ocupacional

Você sabe o que é periculosidade?

Enfisiomed      sexta-feira, 15 de março de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Você sabe o que é periculosidade?

A periculosidade é caracterizada por atividades laborais que exponham ao risco a vida do colaborador. Na periculosidade, não importa o tempo em exercício das atividades, já que elas são consideradas fatais em uma questão de segundos.

Exemplos de atividades perigosas são o manuseio, transporte e fabricação de produtos químicos altamente inflamáveis, como explosivos. Já a periculosidade caracteriza-se por atividades que ponham em risco a vida do trabalhador. Na periculosidade, o tempo de exposição não é levado em consideração, já que as atividades perigosas podem ser fatais em questão de segundos, como vimos.

A norma regulamentadora 16

A periculosidade é regulamentada pela Norma Regulamentadora 16, que afirma: no exercício de trabalho em condições de periculosidade, o trabalhador tem um adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Segundo a norma, podemos citar como atividades perigosas:

  • Atividades e operações perigosas com explosivos;
  •  Atividades e operações perigosas com inflamáveis;
  • Atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
  • Atividades e operações perigosas com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades Profissionais de segurança pessoal ou patrimonial;
  • Atividades e operações perigosas com energia elétrica;
  • Atividades perigosas em motocicleta. 

Insalubridade e periculosidade

Os termos constantemente causam dúvidas entre as empresas, profissionais da área de segurança e os que desempenham atividades expostos a agentes nocivos à saúde. Ambas possuem a possibilidade de adicional no pagamento aos trabalhadores. Entretanto, cada uma possui sua própria regulamentação.

Assim como a periculosidade, a insalubridade também é regida pela norma regulamentadora 15. O trabalho é considerado insalubre quando há exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde, sejam eles físicos (calor, ruído ou vibração), químicos ou biológicos (bactérias e vírus). Você pode ler o artigo na íntegra: O que é insalubridade?

Ambas as condições são contempladas com adicional, porém, a norma 16 afirma que o profissional deve escolher entre uma das duas, já que o benefício não é acumulativo.

Para que o trabalhador esteja precavido, sempre estimule o uso de equipamentos de proteção – coletivos e individuais – e a adoção de metodologias que reduzam ou neutralizem tais ameaças do ambiente laboral. Também é obrigação do empregador promover a informação necessária ao trabalhador, através de palestras e/ou treinamentos. 

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Se você curtiu este artigo, compartilhe, curta e deixe suas dúvidas nos comentários.

 

 

Comentários